Ferramentas

Ferramentas são usadas para gravar os diferentes tipos de matrizes e obter efeitos específicos e diferentes. Também existem ferramentas específicas para afiar outras ferramentas
Elas são oferecidas tanto de forma avulsa como em conjuntos. Os fabricantes são de todo o globo, sendo os mais notórios a suíça Pfeil, a americana E. C. Lyons, a japonesa Tombo e a espanhola Arteína.

Ferramentas de Xilo
Existem vários formatos e tamanhos de goivas para xilogravura, sendo os mais comuns os em "U" para abrir planos ou em "V" para fazer linhas. Da mesma forma, existem diversos tipos de cabo: os cabos retos, do tipo bastão; os cabos pêras, similares à fruta e que encaixam na palma da mão; e os cabos gravadores, similares aos cabos de buril. De forma geral, o cabo reto é ótimo para trabalhos maiores, o pêra é mais versátil e o gravador é ótimo para detalhes e precisão.
Ferramentas para Metal
Na gravura em metal temos uma grande variedade de ferramentas, pois cada uma obtém um efeito específico ou é fundamental para certas técnicas. As ferramentais mais comuns são:
- Ponta-Seca: é o "lápis" do gravador, sendo usada para riscar diretamente a placa, e está disponível em vários formatos e tamanhos. Sua maior característica é a linha "aveludada" devido às rebarbas criadas ao riscar.
- Brunidor: Se a Ponta-Seca é o "lápis", o brunidor é a borracha do gravador. Ao ser friccionado na parte gravada, ele empurra o metal de volta ao sulco, apagando a gravação. Evidente que a eficácia depende da intensidade da gravação. Também é fundamental na técnica da Maneira Negra para trazer a luz de volta.
- Berceaux: É ele, também conhecido como Mezzotinta ou Rocker, a ferramenta fundamental na técnica da Maneira Negra: conforme se balança a ferramenta em diversos ângulos e repetidas vezes, a placa vai ficando totalmente áspera e, portanto, ao imprimir ficará com o típico negro aveludado. Após isso, usa-se o brunidor para alisar a placa e trazer os pontos de luz.
- Buril: O buril grava linhas na placa com um corte frio e preciso, sendo ideal para trabalhos de maior precisão. Os formatos, tipos e tamanhos alteram o resultado final. É uma técnica clássica da gravura em metal, embora também possa ser praticado em xilo de topo.
- Roletas: a Roleta, ao ser friccionada na placa, cria texturas de forma prática, sendo ideal para preencher áreas ou dar efeito de sombreado de acordo com as ranhuras de cada tipo de roleta.
- Arranhador Raiado: Prática e inteligente, esta ferramenta tem uso simples: apoia-se a parte estriada na placa e se puxa, gerando vários riscos paralelos de forma rápida e simples. Ideal para criar texturas ou efeitos especiais.
- Raspador: Fundamental para remover rebarbas, auxiliar no chanfro ou trabalhar de forma bruta direto na placa.
- Biselador: Sua função é facilitar o trabalho de chanfrar as bordas da placa. Ajustando-se os parafusos acerta-se a espessura desejada. Após, basta encaixar na borda e ir puxando para criar o chanfro.

Ferramentas

Sobre a loja

O Armazém da Gravura é uma loja especializada em materiais para todas as técnicas da gravura, como xilogravura, gravura em metal e litogravura. Oferecemos tudo para o artista gravador: ferramentas como goivas, formões, buril, ponta-seca, etc; tintas gráficas e artísticas à base de óleo e laváveis em água; vernizes e químicos para produzir água-tinta, água-forte e outras técnicas indiretas; livros para aumentar seu conhecimento e fomentar suas pesquisas. E muito mais!

Pague com
  • PagHiper
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos

Armazém Artístico LTDA ME - CNPJ: 19.556.878/0001-36 © Todos os direitos reservados. 2019