Existem tantos tipos de tintas e modificadores para gravura que é comum termos dificuldade de escolher.
Criamos este guia para auxiliar na escolha, mas se você continuar com dúvidas é só falar conosco por e-mail ou por WhatsApp! Abaixo você verá:
- Tintas à base de água, óleo tradicional e óleo lavável em água
- Marcas: Quais as diferenças? Qual a melhor?
- Tubo ou Lata? Qual é melhor?
- Tintas Para Tecido a partir de xilogravura
- Modificadores (extensor, transparente, óleo) o que são?
- Quais solventes são os mais indicados?
Tintas à base de água, óleo tradicional e óleo lavável em água
Marcas: Quais as diferenças? Qual a melhor?
As tintas se diferenciam por vários fatores, sendo os principais a base utilizada, a qualidade e quantidade do pigmento e resistência à luz. Assim, temos:
Tubo ou Lata? Qual é melhor?
Para quem imprime tiragens pequenas ou médias, ou mesmo imprime esporadicamente, recomendamos o tubo, pois a conservação é muito mais simples e eficiente. Basta manter a tampa fechada e pronto! Na hora de usar, também é mais fácil dosar apenas a quantidade necessária, evitando o desperdício.
Já a lata é indicada para quem imprime tiragens grande ou faz muitas impressões de uma vez, pois normalmente o valor da lata é mais amigável comparado com o do tubo. Por outro lado, é mais difícil conservar as tintas em lata, pois a vedação tende a ser pior, além de ser necessário cuidado ao remover a tinta para evitar buracos. Para diminuir estes problemas deve-se sempre remover a tinta em camadas horizontais homogêneas, nunca "cavar" verticalmente. Na hora de guardar, o ideal é cobrir a tinta com plástico filme ou similar, ou mesmo recortar um isopor ou outro material similar que impeça o contato da tinta com o ar. Porém é preciso cuidado para que este material não contamine a tinta com sujeira.
Sendo assim, de forma geral, o ideal é optar pela lata de tinta se for usar ela inteira de uma vez. Caso contrário, recomendamos o tubo.
Tintas Para Tecido a partir de xilogravura
As tintas para tecido a partir de matrizes xilográficas tem um desafio muito grande. Elas precisam conciliar a necessidade do tecido de receber uma carga grande e líquida de tinta para evitar falhas, mas ao mesmo tempo preservar uma consistência e viscosidade adequada para ser aplicada com rolo em uma matriz de relevo. Felizmente a qualidade destas tintas aumentou muito, e algumas, como a da SpeedBall, nem exigem mais cura posterior, apenas a secagem normal. Mesmo assim é importante ter em mente que é um processo diferente da gravura em papel, e que exige do artista um reaprendizado no tocante à entintagem e aplicação. Recomendamos o uso de um rolo específico para tintas para tecido, como o da EssDee, que por ser mais macio e poroso e ter uma textura mais marcada consegue "tracionar" melhor a tinta mais líquida e viscosa.
Modificadores (extensor, transparente, secante) o que são?
As tintas podem ser misturadas à alguns modificadores, que servem para alterar suas propriedades conforme a necessidade do artista. Cada fabricante costuma oferecer seus próprios modificadores otimizados para sua linha de produtos, porém é possível misturar tintas de uma marca com modificadores de outra, apenas respeitando que tenham a mesma base (ou seja, base de água com base de água e de óleo / óleo lavável com óleo / óleo lavável). Abaixo, os modificadores mais comuns:
Quais solventes são os mais indicados?
Idealmente, nenhum! Solventes são muito tóxicos tanto para o artista como para o meio ambiente, e devem ser evitados ao máximo. Porém, caso seja necessário, recomendamos o EcoSolv da Acrilex que é um solvente menos agressivo. Na falta deste, sugerimos a terebentina, seguida pelo aguarrás e por último o thinner.
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