Como escolher tintas para gravura?

Existem tantos tipos de tintas e modificadores para gravura que é comum termos dificuldade de escolher.
Criamos este guia para auxiliar na escolha, mas se você continuar com dúvidas é só falar conosco por e-mail ou por WhatsApp! Abaixo você verá:
- Tintas à base de água, óleo tradicional e óleo lavável em água
- Marcas: Quais as diferenças? Qual a melhor?
- Tubo ou Lata? Qual é melhor?
- Tintas Para Tecido a partir de xilogravura
- Modificadores (extensor, transparente, óleo) o que são?
- Quais solventes são os mais indicados?

Tintas à base de água, óleo tradicional e óleo lavável em água

  • Base de Água: os pigmentos são misturados com água e um médium, normalmente acrílico. A carga de pigmento costuma ser menor e a viscosidade mais baixa, dificultando um pouco o trabalho com o rolo (ele desliza). Apresentam melhores resultados em matrizes com menos detalhes pois tendem a espalhar mais e entupir detalhes. Por outro lado são simples de limpar e tem cheiro inofensivo. Excelentes para trabalhar em ambientes pequenos e domésticos, com crianças, oficinas, escolas, etc.
  • Base de Óleo Tradicional: o pigmento é misturado em óleo, normalmente de linhaça. O óleo consegue "carregar" uma grande carga de pigmentos, permitindo maior cobertura e profundidade tonal. Viscosidade alta e muitas vezes é preciso "temperar" a tinta com carbonato ou mais óleo para atingir o ponto ideal. Limpeza difícil, muitas vezes pedindo solventes, e cheiro característico. Indicadas para ateliers maiores ou artistas mais experientes.
  • Base de Óleo Lavável em Água: uma grande evolução nas tintas de gravura, são óleos tratados quimicamente para serem solúveis com água, podendo então ser limpos apenas com água e sabão / detergente ou álcool. O óleo consegue aglutinar muito pigmento, dando profundidade tonal e excelente cobertura. Já vem com a consistência ideal e prontas para uso, tendo cheiro menos agressivo que as tintas tradicionais. Dispensam totalmente solventes e são normalmente atóxicas. A tinta, após seca na obra, fica resistente à água. Indicada tanto para grandes ateliers profissionais por sua qualidade como também para trabalhos domésticos, escolares e etc pela sua praticidade.

Marcas: Quais as diferenças? Qual a melhor?
As tintas se diferenciam por vários fatores, sendo os principais a base utilizada, a qualidade e quantidade do pigmento e resistência à luz. Assim, temos:

  • Tintas EssDee Premium (Reino Unido) - tinta simples e prática à base de água, fácil de limpar, com baixa viscosidade. Disponível para xilogravura. Indicada para iniciantes, oficinas, escolas ou uso doméstico. 
  • Tintas Grave (Brasil) - tinta com base offset, boa cobertura, pigmentos intermediários. Muito viscosa e densa, trabalhosa para limpar, pedindo solventes. Disponível para xilogravura ou gravura em metal. Indicada para artistas que já estejam acostumados com tintas tradicionais e ateliers.
  • Tintas SpeedBall Linha Pro (EUA) - a linha "Pro" é a linha mais refinada da SpeedBall, com óleo lavável em água. Boa cobertura, viscosidade ideal, pronta para uso, e prática de limpar. Disponível para xilogravura. Indicada para todos os usos por sua polivalência.
  • Tintas Charbonnel (França) - tinta renomada e tradicional, com base de óleo, excelente cobertura e alta durabilidade / resistência, com pigmentos excelentes. Oferece diversas viscosidades mas é sempre trabalhosa para limpar, pedindo solventes. Disponível para gravura em metal e litogravura. Indicada para artistas profissionais que já estejam acostumados com tintas tradicionais e ateliers. 
  • Tintas Cranfield Caligo (Reino Unido) - a linha Caligo, fabricada pela Cranfield, é de tintas á base de óleo laváveis em água. De qualidade profissional, tem alta carga de pigmentos com cores vibrantes, alta permanência / durabilidade e vem prontas para uso, no ponto exato de viscosidade e cobertura. Disponível para xilogravura, gravura em metal e litogravura (esta com fórmula tradicional). Indicada tanto para artistas profissionais, pela sua qualidade, como para iniciantes, por sua praticidade, são uma opção segura e que tem uma legião de fãs pelo mundo.

Tubo ou Lata? Qual é melhor?
Para quem imprime tiragens pequenas ou médias, ou mesmo imprime esporadicamente, recomendamos o tubo, pois a conservação é muito mais simples e eficiente. Basta manter a tampa fechada e pronto! Na hora de usar, também é mais fácil dosar apenas a quantidade necessária, evitando o desperdício.
Já a lata é indicada para quem imprime tiragens grande ou faz muitas impressões de uma vez, pois normalmente o valor da lata é mais amigável comparado com o do tubo. Por outro lado, é mais difícil conservar as tintas em lata, pois a vedação tende a ser pior, além de ser necessário cuidado ao remover a tinta para evitar buracos. Para diminuir estes problemas deve-se sempre remover a tinta em camadas horizontais homogêneas, nunca "cavar" verticalmente. Na hora de guardar, o ideal é cobrir a tinta com plástico filme ou similar, ou mesmo recortar um isopor ou outro material similar que impeça o contato da tinta com o ar. Porém é preciso cuidado para que este material não contamine a tinta com sujeira.
Sendo assim, de forma geral, o ideal é optar pela lata de tinta se for usar ela inteira de uma vez. Caso contrário, recomendamos o tubo.

Tintas Para Tecido a partir de xilogravura
As tintas para tecido a partir de matrizes xilográficas tem um desafio muito grande. Elas precisam conciliar a necessidade do tecido de receber uma carga grande e líquida de tinta para evitar falhas, mas ao mesmo tempo preservar uma consistência e viscosidade adequada para ser aplicada com rolo em uma matriz de relevo. Felizmente a qualidade destas tintas aumentou muito, e algumas, como a da SpeedBall, nem exigem mais cura posterior, apenas a secagem normal. Mesmo assim é importante ter em mente que é um processo diferente da gravura em papel, e que exige do artista um reaprendizado no tocante à entintagem e aplicação. Recomendamos o uso de um rolo específico para tintas para tecido, como o da EssDee, que por ser mais macio e poroso e ter uma textura mais marcada consegue "tracionar" melhor a tinta mais líquida e viscosa.

Modificadores (extensor, transparente, secante) o que são?
As tintas podem ser misturadas à alguns modificadores, que servem para alterar suas propriedades conforme a necessidade do artista. Cada fabricante costuma oferecer seus próprios modificadores otimizados para sua linha de produtos, porém é possível misturar tintas de uma marca com modificadores de outra, apenas respeitando que tenham a mesma base (ou seja, base de água com base de água e de óleo / óleo lavável com óleo / óleo lavável). Abaixo, os modificadores mais comuns:

  • Secante: como o nome indica, é muito usado para acelerar a secagem das tintas à base de óleo. Normalmente são adicionadas poucas gotas, em torno de 3% do volume de tinta. Usar com muito cuidado pois altera a aparência da tinta e pode causar rachaduras ou outros danos. Disponível Secante de Cobalto Acrilex e Secante para tintas Caligo.
  • Óleo de linhaça: o óleo mais comum nas artes gráficas é acrescentado nas tintas tradicionais para deixá-las mais fluídas. Possui versão clarificada, com cor menos intensa para interferir menos em cores claras. Além de poder modificar as cores, é preciso usar com parcimônia pois aumenta o tempo de secagem e, em excesso, pode até gerar "aura" de óleo no papel impresso em volta dos pigmentos. Disponível da Acrilex ou Lefranc & Burgeois.
  • Óleo Safe-Wash: é o óleo puro e sem pigmentos das tintas Caligo, o qual é trabalhado para ser solúvel em água. Seu uso e cuidados é o mesmo que do óleo de linhaça para as tintas tradicionais, mas é indicado para manter todas as propriedades das tintas Caligo. Disponível da Caligo.
  • Extensor ou Transparente: o nome muda em função da marca, mas a função é a mesma! É a base completa da tinta, apenas sem os pigmentos. Assim, é transparente e deve ser misturado à tinta para aumentar sua transparência sem alterar sua densidade, viscosidade ou outras características. Sâo muito úteis para imprimir por exemplo diversas camadas de cor que se relacionam entre si pelo maior nível de transparência.

Quais solventes são os mais indicados?
Idealmente, nenhum! Solventes são muito tóxicos tanto para o artista como para o meio ambiente, e devem ser evitados ao máximo. Porém, caso seja necessário, recomendamos EcoSolv da Acrilex que é um solvente menos agressivo. Na falta deste, sugerimos a terebentina, seguida pelo aguarrás e por último o thinner.

Sobre a loja

O Armazém da Gravura desde 2014 é uma loja especializada em materiais para todas as técnicas da gravura, como xilogravura, gravura em metal e litogravura! Oferecemos tudo para o artista gravador: ferramentas como goivas, formões, buril, ponta-seca, etc; tintas gráficas e artísticas à base de óleo e laváveis em água; vernizes e químicos para produzir água-tinta, água-forte e outras técnicas indiretas; livros para aumentar seu conhecimento e fomentar suas pesquisas. E muito mais!

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • proxy-paghiper-v1
  • proxy-paypal-express-checkout
Selos

Armazém Artístico LTDA ME - CNPJ: 19.556.878/0001-36 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade