A M500 oferece uma área de trabalho muito maior que a M350 (tem 92 x 47 cm contra 66 x 32 cm) sem no entanto ser tão grande como a G600. Ótima opção para quem quer uma prensa capaz de imprimir grandes formatos mas não precisa de toda a capacidade de pressão da G600.
Construída com montantes de alumínio, cilindro maciço em aço e com redução de 2,62x. Usa cama de material fenólico não compresível, que não deforma.
Pode ser utilizada para imprimir todas as técnicas de gravura em relevo (xilo, linóleo, etc) ou entalhe (ponta-seca, água forte, água tinta, etc).
COMO REGULAR A PRENSA?
É muito simples regular e ajustar a pressão da M500. Recomendamos proceder da seguinte forma (se preferir, veja o vídeo!):
- Alivie bem a pressão girando os mancais superiores.
- Coloque a matriz (sem entintar!) na cama da prensa, com o papel que será usado e o feltro, ou seja, tudo que irá efetivamente passar entre os cilindros. Se irá imprimir com mais algum complemento (placa de registro, feltro adicional, etc) coloque também, pois assim a pressão estará correta para o conjunto total.
- Deslize a cama para baixo do cilindro superior empurrando-a com as mãos, pois os braços não irão girar pois está sem pressão. Ajuste para que a matriz fique centralizada na cama e embaixo do cilindro.
- Agora, gire os mancais para abaixar a altura do cilindro superior e obter a pressão desejada. IMPORTANTE: sempre verifique, nas réguas laterais, se os mancais estão na mesma altura / nível de pressão, caso contrário a impressão irá ficar falhada de um dos lados e danos podem ser causados à matriz ou à prensa.
- Teste girando os braços da prensa se a cama com a matriz se desloca de forma firme, sem deslizamento, porém sem esforço exagerado. A sensação é que fique "justa" ao girar os braços com a matriz sob o cilindro.
- Recomendamos fortemente que se use calços nivelando a matriz em seu começo e fim, especialmente em matrizes mais espessas (como de xilogravura). Desta forma, o cilindro irá passar não só pela matriz, mas também pelos calços, evitando que suba ou desça de forma abrupta da matriz. Isso irá evitar danos ao começar a imprimir (pois o cilindro não precisa "subir o degrau" da matriz) e também ao terminar (pois o cilindro não libera a pressão de uma vez caindo em falso). O calço deve ter a mesma altura / espessura da matriz para que a transição seja suave e constante, ou um pouco mais baixo, nunca mais alto! No caso de matrizes com espessuras abaixo de 0,9 mm e/ou chanfro, isso não é necessário, embora seja recomendado da mesma forma até por tornar o trabalho mais fluído. Em trabalhos com muita pressão, também recomendamos que se coloque o calço nos extremos da cama, fora da área do papel, para evitar que a pressão marque o papel.
- Agora você está pronto para imprimir um teste. Caso a matriz fique falhada por falta de pressão, basta aumentá-la girando os moentes. Caso a impressão fique "esmagada" ou muito difícil de girar os braços da prensa, alivie até ficar conforme o desejado.
- Após estas etapas, o nível de pressão estará ajustada para esta espessura de matriz e os periféricos utilizados (papel, feltro, etc). Você pode anotar qual altura de cilindro / nível de pressão foi utilizado, assim não precisará refazer o trabalho todo a cada trabalho.
Entrega, Montagem e Manutenção:
- Veja nosso vídeo de como abrir e montar sua prensa!
- A prensa M500, devido à suas dimensões, peso e quantidade de volumes, é entregue por transportadora.
- A transportadora irá entregar a prensa na entrada do endereço indicado, não sendo obrigada a subir escadas ou similares.
- Ela vem embalada de fábrica de forma robusta e resistente em três volumes, sendo necessário apenas encaixar a cama e os braços no corpo da prensa e montar o conjunto sobre as pernas tubulares. O corpo da prensa já vem montado, não sendo necessário conhecimentos específicos para montagem.
- Recomendamos que a prensa seja montada com no mínimo duas pessoas devido à seu peso e dimensões.
- Dimensões e pesos dos três volumes: Volume 1 - 68 kg, 71 x 58 x 45 cm // Volume 2 - 9,5 kg, 97 x 54 x 3 cm // Volume 3 - 16kg, 86 x 78 x 9 cm.
- A lubrificação dos mancais pode ser feita com óleo 90w; a parte interna da engrenagem pode ser lubrificada com graxa
Entenda a linha de prensas da Trident
A linha da Trident é composta de quatro prensas manuais, veja abaixo os detalhes e descubra qual é mais indicada para você:
- P300: a única prensa portátil, pesa apenas 22 kg. Indicada para uso domiciliar, ateliers pequenos e poucas impressões. Pressão máxima de 225kg e área de trabalho de 50 x 26,5 cm
- M350: pesa 59 kg. Indicada pra quem precisa de uma prensa robusta mas não tem muito espaço. pressão máxima de 2.000kg e área de trabalho de 66 x 32 cm.
- M500: pesa 80 kg. Indicada para uso profissional, com relação de tamanho x peso muito versátil. Pressão máxima de 2.000kg. Área de trabalho de 92 x 47 cm.
- G600: pesa 150 kg. Indicada para uso profissional e intenso em ambientes grandes e que suportem seu peso. Pressão máxima de 5.000kg. Área de trabalho de 92 x 57 cm.
Ficha Técnica
Veja imagem acima para todos os detalhes técnicos.
Fabricada no Brasil pela Trident.