Este verniz, que batiza a técnica de mesmo nome, é chamado de "mole" pois após aplicaçaõ não fica rígido, mas sim flexível e maleável.
É oferecido no formato de "bola", o qual se usa assim: aquece-se a placa de metal e se aplica o verniz delicadamente sobre ela criando uma fina película. Para isso, o artista pode tanto aplicar diretamente quanto usar uma esponja ou colocar o verniz dentro de uma "boneca" de gaze, morim ou outro material do gênero.
Lembre-se que o verniz é aplicado à placa pela ação do calor e não pela força, portanto não é necessário esfregar com vigor.
Após isso, espere esfriar e note que o verniz continua "mole". Então pode-se aplicar um papel sobre o verniz e desenhar diretamente sobre o papel: onde se desenha o verniz gruda no papel e expõe a placa para o mordente atuar e gravar, e onde não se desenha a placa continua protegida.
É uma técnica muita diferente e divertida pois se pode aplicar todo tipo de material sobre o verniz mole, como tecidos, folhas, etc. Qualquer coisa que tenha textura e seja pressionada com pressão suficiente sobre o verniz irá marcá-lo e será gravada posteriormente. Pode-se usar inclusive a prensa para marcar bem o verniz.
Após a gravação, para remover o verniz, usa-se aguarrás ou thinner. Não se esqueça de vedar o verso da placa com goma-laca!
Ficha Técnica
25 gramas.
Fabricado pela Charbonnel
O Armazém da Gravura é uma loja especializada em materiais para todas as técnicas da gravura, como xilogravura, gravura em metal e litogravura. Oferecemos tudo para o artista gravador: ferramentas como goivas, formões, buril, ponta-seca, etc; tintas gráficas e artísticas à base de óleo e laváveis em água; vernizes e químicos para produzir água-tinta, água-forte e outras técnicas indiretas; livros para aumentar seu conhecimento e fomentar suas pesquisas. E muito mais!